Relembre a tragédia que há 50 anos atrás seria o gatilho para a criação do DEVO



A canção Ohio performada por David Crosby, Stephen Stills, Graham Nash e Neil Youg, que escreveu a mesma. Foi composta, gravada e lançada com poucas semanas após a trágica matança de estudantes pela Guarda Nacional durante um protesto contra a Guerra do Vietnã no campus da Ken State, em maio deste ano completou 50 anos deste acontecido. Um dos estudantes que lá estavam naquele dia, Gerry Casale, que sentiu as balas voarem sobre sua cabeça acabou formando depois dessa tragédia um dos mais influentes grupos new wave: a banda DEVO.

No dia 4  de maio de 1970 - sem o consentimento de muitos estudantes - a Lei Marcial foi declarada uma hora antes dos protestos. Havia gás lacrimogêneo por toda parte. A Guarda Nacional com máscaras de gás ia para cima dos estudantes e foi o inferno na terra. 

Gerald Casale contou em entrevista para o programa Sound And Vision da KEXP sobre como foi isso tudo, abaixo fica um trecho.

G.C. : Eu estava no meio - literalmente no meio -  de uma concha de milhares de estudantes que estavam protestando contra a expansão da Guerra do Vietnã no Cambójia sem uma aprovação do Congresso. Eu vi - e eu juro diante de qualquer corte - que este general adjunto que estava controlando estas tropas estava gritava merda pra eles pela máscara de gás. Ele fez um grande gesto com seu corpo todo. E a seguir, aqueles caras em  uníssono, baixaram seus rifles horizontalmente, com suas baionetas ao fim e atiraram. É incompreensível. Você não consegue computar isso. Você não consegue digerir porquê... Nós não tínhamos ideia que as armas estavam carregadas. E agora eu vejo quando eu rodo por aí e estou sobre a grama sentindo como eu estivesse para vomitar e eu olho Jeffrey Miller com seu estômago, uns 6 metros atrás de mim com sangue escorrendo de sua cabeça, e um minuto depois eu percebo que a mulher há 10 metros em minha direita no estacionamento é Alison Krause. E eu conheço os dois. E ambos estão mortos.

Em uma barreira de aproximadamente 70 tiros, 4 estudantes foram mortos. Dois estavam protestando e 2 eram transeuntes inocentes. Outros 9 também levaram tiros. E você tem que lembrar que eram apenas jovens. A entrevista demonstra esse aspecto importante, quem eram essas pessoas e obviamente que eram pessoas.

G.C.: É exato o que você espera. Eles estavam muito bem. Quero dizer, ela era muito articulada, muito vivaz. E Jeffrey, ele amou The Who. Ele amou toda a música moderna. Estas pessoas, elas seriam caracterizadas por esquerdistas, mas eram apenas estudantes liberais de fora do estado que eram contra a Guerra.


As mortes dos estudantes da Kent State há 50 anos atrás mudou tanto os EUA quanto Casale como pessoa e como artista para sempre.
G.C.: Eu não era mais o "cara bonzinho" depois [dos tiros] e eu comecei criando um novo mundo. E com meu amigo Bob Lewis, nós começamos a criar uma visão distópica e sombra sobre o EUA baseada em como estávamos sentindo. E chamamos de De-evolução. Então um ano depois disso, eu encontrei Mark Mothersbaugh (o eventual fronte para o DEVO).
Ele estava fazendo uma arte que eu amei e ele amou a minha também. Então eu disse a Mark, "como soaria a música das pessoas?" Mark e eu concordamos que não faríamos nada que eu ou ele já tivéssemos feito e que nós só faríamos algo original, então se isso tocar no rádio, será como um gênero que você não consegue identificar - jogue fora. Não presta. Então nós começamos a desenvolver um pequeno cânon de coisas realmente sórdidas. E as únicas pessoas que nós podíamos contar para fazê-las eram nossos irmãos porquê nenhum músico de respeito queria ter algo haver conosco. Nós tínhamos dois irmãos que entendiam, é claro e isso foi uma pequena base, mas um começo. Nós não tínhamos de explicar nada. Eles entendiam isso, estavam dentro e contribuíam. Quero dizer, é meu irmão - que se tornou Bob, também - quem criou o riff no qual desconstruímos "Satisfaction" (dos Rolling Stones). Nós estávamos tirando uma dela. 

Era assim que parecia que Satisfaction devia ser tocada, porquê nós pensamos deve haver algo além de não poder fazer sexo. Nós pensamos, "Não, não conseguimos nenhuma satisfação, ponto. Estamos vivendo uma vida horrível com pessoas horríveis e uma cultura horrível. E então aqui está a satisfação. 'Eu não consigo me arranjar não".

O que nós protestávamos contra naquele dia é a fundação do que você tem de proteger na democracia. Se você realmente acredita que este experimento de democracia pode funcionar, você deve resistir à autoridade ilegítima. Você deve protestar quando seu governo está destruindo as bases do próprio Estado.
Casale adiciona que há várias músicas do DEVO que nunca existiriam se não fosse o trauma da Kent State (University), incluindo as incríveis "Beautiful World", "Shrivel Up", "Enough Said" e "Freedom of Choice."
Ouça Devo: 


Comentários