TAPAJÓS E MARAJOARAS

cerâmica Tapajó

É curioso saber que a cerâmica Marajoara é uma das belas do mundo. Sim. Simbologia, beleza, versatilidade, a arte Marajó é muito complexa e a história de seu povo mais ainda. A guerra na região da Amazônia a qual muito foi roubada por outros povos não é segredo, o que é interessante é que ainda sim a arte ceramista Marajoara resistiu deixando um ar de questionamento quanto ao povo que produzia tais obras, sua ritualística, seu estilo de vida.

Resistindo através do tempo com a especulação de que esse povo Marajoara tenha o começo de sua história a.c. as cerâmicas superaram os anos e hoje se encontram em museus gringos. No mínimo curioso. Não se sabe o que aconteceu com esse povo. Simplesmente sumiram. Alguns pesquisadores irão dizer que após os europeus chegarem a região exterminaram a população mas isso não pode ainda ser confirmado. Alguns estudiosos também comentam que talvez este povo tenha vindo de outra região e se instalado na Ilha Marajó mas tudo é muito duvidoso. A unica certeza que temos é que foram excelentes ceramistas de uma cultura rica e altamente simbólica. 

Os Tapajós também foram povos produtores de cerâmicas muito bem ornamentadas e foi um povoado que se formou próximo a Santarém, suspeita-se de que a origem desse povo também foi a.c. Habitantes do Rio Xingu e Tapajós produziam sua cerâmica com muita destreza e era possível encontrar imagens de diversos animais em suas produções. Cerâmicas com variações em desenhos geométricos e feitas com muito cuidado e intenção, essas são as cerâmicas Tapajós. Os rastros da existência dos Tapajós também desapareceram misteriosamente.

Tanto os Marajoaras quanto os Tapajós foram povos guerreiros e produtores de arte ceramista belíssimas e complexas com um alto nível estético. Povos de um Brasil pré Colombo que merecem reconhecimento, respeito e admiração.

cerâmica Marajoara




Comentários