[LANÇAMENTO] CORJA - 20 ANOS AO VIVO

A banda goianense Corja aproveitou o momento da pandemia para divulgar seu mais novo registro, dessa vez comemorando os 20 anos de carreira. O título do álbum é 20 Anos Ao Vivo, e junto com o álbum o grupo disponibilizou uma nota sobre a ocasião, informações de como surgiu a gravação que está disponível e muito mais, você confere abaixo o álbum e também a nota na íntegra:



2020 tem sido um ano atípico pro underground e temos sentido isso na pele sem ensaios e sem shows, porém com vários lançamentos e algumas lives na internet que fazem a gente lembrar um pouco que nossa velha paixão ainda resiste nesses tempos que além de sombrios agora também se tornaram insalubres. A pandemia pegou o Corja no momento mais complicado pra uma banda: nós iríamos marcar a segunda sessão de gravação do nosso quarto álbum "...E tudo vai Piorar" que era pra sair até o final desse ano (esperamos que saia até o final do ano que vem...) e de repente a banda que ensaiava pragmaticamente toda semana se viu impedida de fazer isso no meio do processo criativo... seguimos as nossas vidas sem tocar, mas, porém, contudo todavia sem deixar de ser uma banda e o que a gente pode fazer como uma banda durante esse tempo é compor em casa e se por acaso tiver material lançar...

O que foi o caso desse disco ao vivo que estamos disponibilizando agora. É a gravação do áudio do nosso show comemorativo de 20 anos, era pra ser um projeto mais ambicioso, mas como tudo no underground dá pau ou some não deu pra ligar o gravador na mesa de som do local e as imagens do video se perderam numa formatação de pc e o que sobrou foi um audio cru gravado de um gravador de voz do Matheus Germano do Gerações Perdidas que iríamos usar como audio do video que o Gil Célio filmou.

A gente não tinha muita certeza do que fazer com ele, mas com certeza rolaria de lançar em alguma época... até porque o set list de uma hora que tem nesse show a gente provavelmente não vai repetir e fora a representatividade de juntar o melhor que a gente fez em 20 anos de banda.

Pedimos pro Gustavo Vazquez dar uma salvada naquilo ali pra ver se ficava aceitável e resolvemos lançar na internet como um álbum ao vivo, primeiro porque percebemos que as pessoas estão ouvindo mais música nesse período sem shows, depois porque ao ouvir esse material ele remete a um show underground típico e isso acaba sendo bem relevante nesses dias sem rolês e por último porque é um registro feito no injustamente finado Toca Coletivo e se brincar o único desse pico que rolou aqui em Goiânia e que foi um dos melhores lugares pra shows de todos os tempos aqui.

Diferentemente dos albuns ao vivo tradicionais aqui você não tem uma gravação de overdubs pra melhorar o som, foi tudo captado como a gente regulou la na hora com o Simão Pereira Aguiar, não tem uma galera gritando pela banda no final de cada música (muito pelo contrário, o que se ouve são 3 ou 4 bêbados gritando DISGRAAAAÇAAAAAAA ou batendo papo durante as músicas), a banda está afiada na medida do possível; há erros, aceleradas, buracos e até gafes no discurso entre as músicas.


Ou seja o importante desse disco não é a qualidade técnica e sim porque ele conseguiu capturar a essência de um show underground e que pessoas de qualquer lugar do planeta poderão identificar e sentir essa energia. Esperamos, pelo menos, que elas sintam...

Infelizmente só dá pra marcar 100 pessoas, então desculpa se seu nome não tiver aqui....

Corja, Agosto de 2020.

Comentários