COLUNA OBRAS CONTRA CORRENTE: O SÉTIMO SELO (1957) - ERNEST INGMAR BERGMAN



Nascido em 1918 o diretor sueco Bergman trás consigo o título de um dos diretores mais influentes de sua época, e se formos analisar suas películas nada óbvias, podemos dizer que o diretor ainda segue com este título ainda que hoje por nos propor uma forma de pensar e refletir enfim questionar sobre nossa existência nas histórias de seus filmes.

O Sétimo Selo é um filme de Bergman de 1957. É importante contextualizar que o filme aborda a condição da Suécia acometida pela Peste, o filme narra a história de dois cavaleiros, onde um deles tem um encontro com a morte, ao qual a convida para jogar xadrez e o trato é o seguinte: caso o cavaleiro perca o jogo a morte irá leva-lo. A partir de então os cavaleiros adentram um vilarejo onde encontram atores e atrizes, um madeireiro, um seminarista, pessoas religiosas. Ha de se entender que na idade média a condição de vida humana era precária e com a Peste tudo piora de forma catastrófica. A caça as bruxas também é retratada na produção onde uma mulher é queimada na fogueira por possivelmente estar possuída pelo demônio. 

Era comum na época queimar mulheres por nada. Apenas por serem mulheres. E o filme retrata bem isso não apenas na cena da bruxa mas as personagens mulheres sempre são subjugadas em diversos momentos. O que para época era comum dada a condição da mulher....o homem sem poder trabalhar, doente, com o capitalismo se desenvolvendo se instaura o patriarcado e subjuga a mulher que antes era sua companheira, agora é inimiga.

A performance de feminilidade é altamente criticada e chacoteada, elemento de piada durante o filme o que chega a ser irritante. A película também aborda o fanatismo religioso. Sem muita expectativa, o homem da época é desesperançoso e procura na igreja se ''salvar''. Cenas de pessoas se chicoteando, levantando cruzes, pessoas doentes, a única esperança para a época parecia ser o cristianismo. As mulheres e homens do teatro trazem um ar cômico obscuro e bizarro ao filme. A história do madeireiro e sua companheira também é bastante angustiante. Mas sobretudo, a personagem morte ronda por toda história do filme. O cavaleiro sempre questionando sobre a sua existência trás diálogos formidáveis. É um filme difícil de um ritmo constante.

Assista na integra O Sétimo Selo de Ernest Ingmar Bergman em: https://www.youtube.com/watch?v=A-rBzHIvoVA

Comentários