COLUNA ARTE NO OESTE: OBRA PAREIDOLIA POR LUCINEIDE LOPES DE SOUZA

Hoje na nossa coluna Arte no Oeste vamos conhecer as produções de Lucineide Lopes de Souza. Nascida em Carinhanha-BA e atualmente morando em Santa Maria da Vitória, oeste baiano, Lucineide em entrevista para o nosso blog de noticias, nos conta sobre a sua trajetória onde a arte sempre esteve presente, desde muito nova: ''Eu comecei a gostar de arte desde criança e sempre gostei muito de desenhar''.

Lucineide também compartilha conosco que no início de sua adolescência seus planos eram outros. No ano de 2017 ela se inscreve pra entrar numa universidade porém o desejo dos seus pais sempre foi o de que Lucineide cursasse medicina ou enfermagem. Não se inscrevendo para nenhum dos dois cursos, Lucineide decidiu então se inscrever pra aquilo que era sua paixão desde sempre, o curso de Artes  Visuais: ''Decidi me inscrever em algum curso voltado para artes, pois eu já tinha essa afinidade. Foi então que descobri que em Santa Maria da Vitória o curso de Licenciatura em Artes Visuais...o que mais me motivou a ir e continuar a fazer o curso foi o fato de eu gostar da arte e me identificar com isso''.

Durante o curso Lucineide passou por vários processos criativos e testando diversas possibilidades com desenho e também com cerâmica. Dois projetos iniciados ainda no começo do curso culminaram em uma exposição levada a Salvador BA na galeria Cañizares da UFBA.

Atualmente Lucineide pensa em levar esses trabalhos que iniciou lá no começo do seu trajeto na universidade, como tema de tcc levando o foco para arte e educação e mediação cultural. Ela conta pra gente um pouco mais sobre como foi os primeiros passos desse projeto: ''Esses trabalhos tiveram início a partir de um caderno de desenho o qual deveria ter um tema. O tema para esse caderno foi escolhido a partir de lembranças que eu tinha da minha infância. Essas lembranças estão relacionadas a figuras que eu formava a partir de rachaduras e manchas das paredes. Então eu comecei a desenhar essas manchas, rachaduras...nesses desenhos surgiram figuras de bichos imaginários ou não o que me fazia sempre levar meus desenhos para o lado imaginário...decidi aprofundar a pesquisa então peguei o mesmo tema e levei para o componente cerâmica na qual trabalhei as duas linhagens escultura e desenho. Sendo assim eu produzi placas de cerâmica e nelas fiz desenhos em alto relevo e com esculturas. esses desenhos eu os fiz em papel especialmente para reproduzir na cerâmica''.

Lucineide fez um trabalho intenso de produção dos desenhos. A criação se apoiava em muito estudo e dedicação tanto na produção dos desenhos quanto a cerâmica. É de fato impressionante as imagens a qual a artista retirava de manchas e rachaduras. 

''Foi nessas pesquisas que descobri que ciência e imaginação podem andar juntas pois Pareidolia é um termo científico que é usado para explicar o porque de vermos rostos ou outras figuras em manchas de parede ou em outros lugares e eu usava muito a imaginação para produzir''. Diz a artista.

Especialmente para  quem é atento e assiste as imagens por um certo tempo, começa a identificar, cada um a sua forma, imagens diversas. O que cativou e criou a ideia a partir da infância da própria artista, atingira também, aquele que pode entrar em contato com obra. Uma dessas obras que você precisa de pouco mais que alguns minutos, que instiga o olhar, as descobertas as vezes simples as vezes intensas num fluxo de pensamentos imaginários sem fim. Experienciar olhar uma vez, e talvez tentar olhar novamente traz sempre uma relação nova com as linhas. É de fato muito impressionante todo esforço para a produção dessas peças, algumas de grandes metragens. 


Comenta a artista: ''Dos desenhos eu aprofundei bastante na pesquisa, então teve bastante mudança produzi dois com 3 metros de altura e 80cm de largura mais 15 desenhos em A3. Antes eu produzia apenas com linha mas hoje já uso a água da de nanquim para fazer mais manchas mesmo sem muitas linhas. Esse último nomeei por Pareidolia Pátinas.''


Confesso que fiquei muito mexida quando entrevistei Lucineide. Quando vi as imagens fiquei impactada por assim dizer. Foram tantas coisas que senti profundamente quando olhei as imagens que ficou difícil escrever aqui. Passei um bom tempo procurando imagens dentro das imagens e a cada hora que eu mudava de imagem e voltava na anterior, meu cérebro conseguia capturar uma imagem diferente, aquilo mexia muito comigo. Alguns desenhos que eu conseguia identificar eram bichinhos ou fantasmas outra hora via pessoas conhecidas num processo hipnótico mesmo em relação junto a imagem.

Lucineide é uma dessas artistas que nos impactam profundamente com suas obras. Muito estudiosa, muito produtiva, muito intensa...Lucineide encara as possibilidades sem medo e o que vêm a tona é realmente surpreendente...emociona, aterroriza, trás frescor, inúmeras possibilidades de sentir com a sua série Pareidolia.

É do encontro da imaginação da ciência e do oculto que Lucineide nos presenteia com suas obras. 



Valorize as obras produzidas por artistas do nordeste!














Matéria escrita por: Luana Bastos
Fotos: João Barzilai














Comentários