Ruido Documental Censuradas - Um registro das mulheres punks colombianas

Lançada oficialmente ano passado, esta iniciativa audiovisual é uma tentativa de expor como acontece a organização feminina no punk ao redor do mundo, através de vídeos em curta-metragem e financiamento coletivo. A primeira edição é feita com o cenário punk latino-americano, representado por punks colombianas, além de outras mulheres que tem destaque similar com suas atividades.

O início do punk na Colômbia se dá nos anos oitenta, época em que o país estava tomado pela violência do narcotráfico, sendo assim, o movimento se tornou uma resposta contra um sistema oligárquico e violento desde seu princípio, no documentário é possível observar como essas mulheres resistem desde então. 

Censuradas é uma recompilação histórica e cultural das vozes e memórias de algumas mulheres que fazem e fizeram parte do punk na Colômbia desde os anos oitenta até hoje, sua resistência, sua arte, e como isto tudo se reflete nas expressões de liberdade que permanecem em muitos casos ocultas em espaços subterrâneos. Este documentário expõe as razões que as levaram a se destoar do padrão social convencional para seguir uma forma de vida diferente com todas consequências que esta decisão implica.

É com essas palavras que o filme se define, além disso, sua ficha técnica encontra nomes como Maria Lamprea na produção, José Galvis na direção, além da participação de outros nomes como Fértil Miseria, Sin Pudor, Polikarpa y Sus Viciosas, I.R.A., Morgue, Ali Gua Gua, Rattus Rattus, Detonadores, Rosita y Los Nefastos, Ezquisofrénicaz, Filles Rebelles, Kamila Arias, Angélika Ramírez, Camila Jara, Nastia Poliakova, Lorena Skunk Rocker expondo suas opiniões e experiências.

O filme atualmente já percorre a Colômbia em eventos diversos desde festivais de cinema a shows de punk rock, 

Comentários